-
Arquitetos: Andrade Morettin
- Área: 3980 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Kok
Descrição enviada pela equipe de projeto. Soma é o primeiro projeto para locação de moradia popular no centro de São Paulo. Resultado da união entre o mercado financeiro e o mercado imobiliário, proporciona locação acessível, moradia digna e mais qualidade de vida para famílias de baixa renda.
O edifício de uso misto é composto por andares tipo, com apartamentos de 24 m² em alvenaria estrutural. O térreo é ocupado por loja e pelas áreas comuns para usufruto dos seus moradores. A transição estrutural no térreo permitiu uma relação com a vizinhança muito mais amigável, configurando um hall acolhedor e convidativo. A entrada é marcada pelo uso de cor, que dialoga com a rua no tom de boas-vindas e valoriza seu entorno.
A ideia do Soma, Sistema Organizado de Moradia Acessível, é comprar terrenos e construir edifícios com recursos 100% captados por meio de instrumentos financeiros de mercado e remunerar os investidores, a longo prazo, com o aluguel pago pelos moradores. Tudo isso sob o guarda-chuva de uma ONG, o Grupo Gaia, uma das empresas idealizadoras do projeto, ao lado da Din4mo e da Incorporadora MagikJC.
Localizado na Rua Frederico Steidel, Campos Elíseos, próximo ao elevado “Minhocão”, teve sua obra iniciada em meados de 2022 e foi concluída no segundo semestre de 2023.
São Paulo ganha um novo projeto de moradia acessível no centro, e o Soma é o primeiro exemplar dessa iniciativa. A escolha dos moradores será feita em conjunto com movimentos sociais de moradia, sendo alvo famílias com renda de até 3 salários mínimos, para as quais serão reservados 60% dos apartamentos. O restante será voltado para famílias com renda de 3 a 6 salários. Os aluguéis de áreas comerciais e não residenciais também obedecerão a critérios sociais, privilegiando os próprios moradores do prédio.